29 setembro, 2010

Trend Wishlist #4: Gola Rolê – Turtle / Polo Neck

É interessante observar como um item se reinventa ao longo da história. A gola rolê é um bom exemplo. A peça começou a ser utilizada por marinheiros e faxineiros na virada do século XX e nunca tinha sido muito associada a looks formais. Com o tempo ela passou a se tornar aceita como uma espécie de roupa casual e no desenrolar das décadas, se tornou uma opção àqueles que desejavam parecer mais bem compostos, porém sem perder o toque de casualidade, efeito causado pela escola mais tradicional da blusa de colarinho comum acompanhada de gravata.

A tendência macro para a estação que recém virou na Europa – mas especificamente na semana passada, quando aqui no Hemisfério Sul entrou-se na Primavera e eles por lá entraram no Outono – é voltada para o que é especificado denominado retrô-chic: a elegância das décadas passadas que retorna com releitura mais contemporânea e atualizada. Isso não é novidade para muita gente, mas dentro dessa maxi-tendência há algumas micro tendências que podem ser claramente observadas e sistematizadas – e a gola rolê, ou ainda em inglês turtle (EUA) ou polo (Inglaterra) neck, está incluída nesse pacote.

Não foram poucas as marcas que apostaram na peça como item de desejo de consumo aos homens para o outono deste ano. Para exemplificar o quadro da tendência, cita-se grifes como Louis Vuitton, Bottega Veneta, Calvin Klein, Gianfranco Ferré, Jil Sander, Tommy Hilfiger e Versace, dentre muitas outras que lançaram a peça, que pelo visto promete pipocar nos street styles europeus dentro de pouco tempo.

Grifes que apostaram na gola rolê

Da esquerda para a direita: Bottega Veneta, Versace, Calvin Klein Collection e Gianfranco Ferré, todas em sua coleção Fall 2010.

Outras marcas que também desfilaram a peça

Também em sequência: Jil Sander, Louis Vuitton e Tommy Hilfiger, também na coleção Fall 2010.

Nas revistas e campanhas publicitárias o panorama tem sido o mesmo nos meses de agosto e setembro, nos quais elas se voltaram para a nova temporada e dão destaque a tais micro-tendências citadas. Dessa forma, a Número Hommes, Engine e Cafe Magazine, Details e Fall Boys são alguns exemplos de publicações que expuseram bem a tendência na atmosfera do requinte minimalista que a estação em si vem sentindo. O catálogo da Barneys e a campanha da Simon Spurr também apostaram nas turtlenecks.

Campanhas e editoriais que exploraram o turtleneck

Campanhas e editoriais que exploraram o item

O interessante da peça é justamente essa proposição aparente de uma simplicidade casual que associada a outros itens-chave como blazers de tweed, boinas, sapatos Oxford e luvas de couro, dão um equilíbrio certo a looks que poderiam parecer demasiados sérios ou formais, mas que sendo regulados e balanceados da maneira correta ficam modernos, elegantes e pouco espalhafatosos a quem observa.

Mais publicações

Acima, mais publicações, da esquerda para a direita: Campanha Bergdorf Goodman Fall 2010 (utilizando Gucci no anúncio), Catálogo Barneys Fall 2010 e editoriais para Fall Boys e Engine China September 2010

Scott Schuman, fotógrafo favorito do blog e autor do The Sartorialist, expôs muito bem esse ímpeto de tendência ainda na semana de moda de Milão no início do ano. O trendsetter na foto apresenta uma combinação de blazer com lenço e luvas que poderia ficar extremamente formal se não fossem o toque de cor e a gola rolê. A composição não beirou o casual, mas ficou divertida, atual. O estilo está na forma como se usa uma roupa e não apenas naquilo que ela é à primeira vista. A graça da moda está em você utilizar combinações de formas pouco habituais, desautomatizadas, que causam surpresa e impactam, de maneira positiva, os que estão ao seu redor.

Trendesetter clicado por Scott Schuman

Scott Schuman clica trendsetter na Milan Fashion Week Menswear de Janeiro deste ano

A tendência das golas rolê ainda é só para o frio do ano que vem em terras brasileiras, mas e para o leitor, gerou ou não gerou desejo de consumo?

4 comentários:

  1. Eu aDOro gola rolê.
    Parabéns, Luiz, pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Bem interessantes as combinações por não serem nem formais de mais, nem mengalizadas demais (desculpe-me o termo), como por ti comentadas.
    ps.: Fiuk está desesperado com essas golas.

    ResponderExcluir
  3. Gosto mt desse tipo de gola,mas não combina mt com meu estilo.Acho que combina mais com pessoas mais clássica e num look bem básico.Sem acessórios ,pois acho péssimo quando decidem colocar um cordão com medalhão sobre.
    Tá rolando uma enquela lá no blog .Passa e participa!
    Abrçs!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir