Das linhas de montagem aos guarda-roupas fashionistas
O mercado da moda tem ido em busca de referências para si nos mais variados ambientes e realidades. É uma procura da novidade, uma exploração do desconhecido para o consumidor acostumado com alguns temas banalizados da cidade. O vintage-chic, o campestre, o minimal, todas as tendências atuais visam, de certa forma, trazer ao cliente essa experiência do incomum, do desconhecido – do “novo”, mesmo que a moda seja cíclica e apresente releituras de estilos de épocas passadas, quando uma tendência se reapresenta ela passa a ser nova para quem vive durante tal época – e despertar um desejo de consumo sobre algum item. Afinal, tudo aquilo que não se sabe sobre é alvo de curiosidade e desperta, em geral, vontade de consumo.
Isso é ainda mais aguçado quando a inspiração vem de ambientes criativos e inovadores com releituras interessantes, como o militarismo dos coturnos e ombreiras das temporadas passadas que tanto se confirmou como tendência mais do que bem aceita pelos consumidores. O overall também é um exemplo de um possível movimento parecido nas direções do consumo da moda masculina. Tradicionalmente, o macacão masculino sempre esteve associado às fábricas nas décadas de 20 e 30, e posteriormente ao mecânico de carros. A ideia de trazer uma releitura para a moda despertou, ainda que singelamente, o interesse de alguns designers ultimamente.
Ele vem chegando devagar, mas vai tomando seu lugar aos poucos. Tem duas modelagens básicas: os dungarees ou bib-and-brace, que aqui no Brasil são chamados de jardineira e são feitos geralmente de jeans e contam com dois suspensórios que seguram-no à altura do tórax; e os boilersuits, nos quais o material de fabricação varia de algodão a linho dentre outros tecidos mais pesados e resistentes, e têm mangas compridas além de serem fechados até a altura do pescoço. O macacão sempre esteve atrelado à ideia da proteção do trabalhador na hora de se lidar com utensílios que pudessem danificar ou sujar a roupa do operário ou até mesmo machucá-lo.
Dexy's Midnight Runners – Banda dos anos 80 conhecida por um clássico visual de dungarees
O bacana da peça para o verão é justamente a simplicidade que reside nesse lado do pouco sofisticado que acompanha a sua origem. Embora a moda já tivesse incorporado os overalls por volta da década de 70 e eles tenham sido sucesso absoluto durante os anos 80, fazendo parte do visual de muitos ícones fashionistas da mídia, ele vinha um pouco apagado nas últimas estações. Scott Schumann, autor do street style favorito do blog, o The Sartorialist, fotografou durante a NYFW um mecânico que me serviu de inspiração para a feitura desse post. Já venho percebendo a tendência há certo tempo, embora ela ainda seja paulatina. A Topman disponibilizou na última coleção alguns “worker jeans” que contavam com boilersuits e jardineiras em jeans.
Também durante a Semana de Moda de Nova Iorque, General Idea, Rag and Bone, Patrik Ervell e Robert Geller foram algum dos nomes que desfilaram o macacão masculino (como foi visto no trend report do blog, aqui). E não para por aí. A Yves Saint Laurent apresentou no “Manifesto” de sua coleção (a forma como escolheu para a campanha desta temporada) de outono o modelo Ian O’Brien vestido com um boilersuit muito refinado que é inclusive acompanhado de um paletó. Uma forma muito interessante de utilizá-lo e retirá-lo de seu lugar comum.
Rag and Bone à esquerda e Robert Geller à direita, os outros looks você também encontra no trend report Menswear da NYFW.
É verdade, há tempos que o macacão feminino, em releituras bem modernas e desconstruídas do que é o macacão operário, vem com toda a força no que diz respeito à moda delas. Mas para nós, homens, a ideia é fresca e resgata alguma nostalgia da simplicidade fabril do início do século XX. Ainda mais porque, senso de estilo com itens muito básicos é fundamental, o que o deixa ainda mais atraente: é como um desafio a quem o usa – fazer aquilo que aparentemente é sem graça se tornar algo criativo, interessante para quem vê.
Infelizmente no Brasil modelos jardineira são encontradas apenas em modelagens femininas e boilersuits nem dão sinal de vida, por enquanto. Resta esperar e buscar em brechós ou na gringa, mas sendo esse um direcionamento muito recente e ainda não confirmado 100% pelo mercado, poucas marcas disponibilizaram o item. E aí, o overall pega ou não pega? Porque pra mim é objeto de desejo desde já!
Eu tenho um desses de jardineira do Alexandre Herchcovitch que meu falecido me deu =D
ResponderExcluirque ótimo! já tem um found então pro verão!
ResponderExcluir