02 setembro, 2010

Trend Bought #3: Clubmaster Sunglasses

Ray-Ban Clubmaster Sunglasses Style – Os queridinhos “browline glasses” dos anos 50 estão de volta

Desde o boom do modelo wayfarer em 2008, ele reinou por quase que absolutamente todas as temporadas de moda e ainda são os óculos de sol preferidos de muita gente. Também não é pra menos: depois do excesso do shape arredondado do modelo aviator, que também teve sua época de queridinho dos fashionistas e foi lançado por volta de 2004, quase que unanimemente as pessoas se converteram às linhas retas dos oitentisas wayfarers.

Saturação por saturação, as pessoas cansaram-se do wayfarer da mesma forma como um dia elas já haviam se cansado do aviator. Foi desde então que os modelos clubmaster vieram fazendo bonito no rosto de muita gente, principalmente no hemisfério norte. A Ray-Ban, responsável pelo lançamento âncora dos dois primeiros modelos citados, não ficou pra trás e relançou o mesmo modelo em dezembro do ano passado, que já foi bem popular nos anos 80.

Clubmaster Sunglasses

Como já dito, os clubmaster sunglasses foram lançados pela própria Ray-Ban durante os anos 80 e tinham como inspiração os browline glasses dos anos 50. Estes, por sua vez, foram uma criação de Jack Rohrbach, diretor de uma famosa indústria de óculos, a Shuron Ltd. e datam de 1947. Foram de longe responsáveis por metade da venda de óculos durante a década de 50 e são associados à cultura geek, que cá entre nós virou mainstream há certo tempo. O nome dos óculos fazem justamente alusão ao fato de a estrutura das hastes e da parte superior das lentes serem feitas de plástico e desenharem uma espécie de sobrancelha (eyebrow em inglês, daí o termo browline), visto a parte que segura a extremidade inferior das lentes ser feita de metal.

A venda do clubmaster no Brasil ainda é tímida, muito tímida diga-se de passagem. O wayfarer é considerado um dos maiores ícones do século XX e há quem diga que são os óculos mais usados e vendidos de todos os tempos. Realmente, retirar a coroa de quem impera por décadas não é tarefa das mais fáceis, mas no exterior a aceitação do novo modelo que tem o intuito de cumprir tal tarefa tem sido grande.

Street Style

A Topman e a Topshop (que infelizmente não entregam no Brasil ainda) lançaram na sua coleção de inverno 2009/2010 um modelo réplica por £16. Em uma passada à Topman garanti o meu. Mas sem desespero, porque a Urban Outfitters disponibiliza entrega pro Brasil por US$10 (sem taxas incluídas, com as taxas fica em US$30, o que vale a pena pro caso de uma compra maior) e vende os óculos a uma faixa de preço de US$15. Mas caso você se planeje para ir à Europa, Nova York ou alguma cidade do mundo com a presença da Topshop, a loja disponibiliza modelos a partir de £15, chegando por volta de £50. Se não quer comprar novo, uma andada em brechós é quase garantia de achá-lo.

Photobucket

Diz-se por aí que o clubmaster é mais difícil de se encaixar bem em um rosto que o wayfarer – a dica é pra quem tem rostos mais suaves “em forma de coração”, mas minha opinião particular é que ele consegue ter um caimento ainda melhor que o wayfarer: pra mim fica bem no rosto de praticamente todo mundo. O único cuidado é a combinação de um look mais preppy pra usar o acessório, caso contrario uma denotação hippie pode ser passada sem intenção. E aí, os clubmaster substituem ou não substituem os wayfarer nesse verão?

Trend Bought

6 comentários:

  1. Eu comprei o tartaruga da Urban Outfitters só que não deu pra colocar lentes de grau! Sorte que eu tinha um vintage, que aliás não é da Ray-Ban, e consegui. Fiquei com um de grau e um de sol :D
    To amando os posts!
    :*

    ResponderExcluir
  2. To adorando os posts! :D eu não gostei tanto quanto achei que ia gostar do Urban Outfitters em mim, aliás, só experimentei o seu e acabei preferindo os meus wayfarers mesmo! mas quem sabe com o tempo eu acostumo, e acabo comprando um pra mim né? haha. Mas queria muito um aviator, eu tenho um original, mas ele tá meio pequeno em mim. Vou comprar um novo, rs. ;*

    ResponderExcluir
  3. po, luiz, cê podia dar umas dicas de onde comprar por aqui, hein?
    :***

    ResponderExcluir
  4. vou ver se dou uma volta por uns brechós e lojas esse fim de semana e em seguida posto aqui! :*

    ResponderExcluir
  5. Comprei o meu na Topshop de NY! É lindo!

    ResponderExcluir