27 setembro, 2010

Trend Report #2: London Fashion Week

London’s Hottest News

A semana de moda Londrina terminou há exatos cinco dias, no dia 22 de setembro e em seu encerramento aconteceu o Menswear Day, um dia dedicado exclusivamente à moda masculina. Embora nove grifes tenham apresentado suas coleções de Primavera-Verão 2011, apenas três realmente chamaram a atenção do blog que preparou um trend report baseado naquilo que mais parece adequado a utilizar-se no dia-a-dia e realmente desperta desejo de consumo para os homens. As marcas escolhidas são a Topman Design, gigante inglesa parte do conglomerado da Topshop; a grife de John Rocha e por fim, mas não menos importante, James Long.


Topman Design – O floral print, o tricô, os worker-accessories e a cintura-alta.

A fast-fashion mais adorada e famosa do mundo apresentou a coleção exclusiva da marca num desfile bacana e que apesar de não apresentar ideias 100% inovadoras, que de certa forma já tinham sido exploradas por outras grifes durante a semana de Milão, mostrou tendências de uma maneira mais adequada à realidade do homem cotidiano sem cair no lugar-comum.

As principais tendências foram o floral-print por baixo de terninhos em corte clássico, o tricô que vem se apresentando como uma direção geral da temporada, material de pára-quedas em casacos e bermudas, além de acessórios como releituras da tão estigmatizada pochete e cintos com um toque rústico, de couro envelhecido.

Floral print, material de pára-quedas e worker-accesories

O floral print, os acessórios rústicos e a releitura da pochete propostos pela Topman Design

Mas o que mais chamou a atenção provavelmente foi a cintura-alta. Particularmente agradou-me muito o que vi e na mesma hora senti vontade de comprar uma calça ou bermuda com o cós alto. A maneira apresentada pela marca não ficou caricata e nem efeminou o homem – pelo contrário, o styling que misturou knitwear com botas mais pesadas deu um look bem interessante e masculino para os modelos, rendendo suspiros ao blogueiro que obviamente está atrás de um exemplar do item para a próxima estação.

Cintura Alta + Knitwear

A proposta mais realista da cintura-alta masculina - conquistou o blogueiro, e vocês?

John Rocha – Desconstrução de alfaiataria em mix com streetwear

John Rocha apresentou uma desconstrução interessante de ternos que brincava com a mistura de itens de streetwear: paletós com abotoação assimétrica e sem mangas, tecidos vazados, colarinhos diferentes que fugiam do óbvio. Fora isso, também seguindo a linha da temporada, ele utilizou bastante a combinação blazer + bermuda, o que dava a descontração na proposta da coleção. Os sapatos foram uma mistura de botas militares com uma pegada de gladiadora, uma boa opção criativa na opinião do blog.

Formas inventivas no John Rocha

Formas desconstruídas na alfaiataria de John Rocha

Embora tenha optado por uma coleção quase que monocromática, com aparições tímidas do branco em meio à imensidão do preto, as formas inventivas e incomuns também geraram desejo de consumo numa avaliação final quando comparada com as outras grifes.

Tecidos vazados e paletós sem mangas

Tecidos vazados e paletós sem mangas acrescentaram toque informal à coleção

James Long – Abstracionismo, tricô e couro

A coleção de James Long talvez tenha sido a mais chamativa do Menswear Day. Utilizando uma inspiração abstracionista, o designer apostou em borrões de tinta como estampa para suas peças: uma verdadeira miscelânia de cores que se sobrepunham e criavam efeitos interessantes em todo o tipo de item, das blusas à calças desfiladas.

Abstracionismo e Couro

O abstracionismo foi a base do desfile de James Long

Somada a influência a casaquinhos de tricô e lã vazados, detonados e felpudos e ao couro que apareceu em peças como jaquetas e bermudas, o desfile ganhou a conotação mais rebelde mas que contrastava com uma modelagem mais sóbria, além de uma palheta de cores que embora passeasse por tons escuros, por muitas vezes puxava ao roxo, ao salmão e ao amarelo, o que equilibrava a passarela. Nos pés, a anklee boot de camurça (item que vai ganhar post especial aqui no blog) fechou o styling.

Abstracionismo e Knitwear

Misturando a abstração dos borrões de tinta ao knitwear destroyed o designer conseguiu uma pegada rebelde, porém contida em sua coleção


E aí, o que causou mais frisson e desejo no leitor?

2 comentários: