08 novembro, 2010

Trend Seen: The Turlte Neck

O outono recém-começou na Europa e as turtle necks, também conhecidas como gola rolê em terras nacionais, que já foram tema de um trend report aqui, começam a pipocar pelas ruas das capitais do velho continente. Scott Schumann, autor do Sartorialist, blog sempre citado em referências do Tu Estilo clicou o rapaz abaixo pelas ruas de Madrid e faz valer a aposta do blog: a tendência está pegando.

Photobucket

E pra você, a tendência emplaca de vez ou não?

05 novembro, 2010

Tu Estilo Es Una Mixtape #2: The rain sometimes fucks one on the floor

E enfim mais uma sexta-feira chega ao Tu Estilo e como prometido, mais uma mixtape pra embalar as bebedeiras do fim de semana e ajudar a recarregar as energias perdidas durante a semana, que pelo menos pro blogueiro foi puxada (mesmo tendo apenas 3 dias.)

A mixtape de hoje conta com algumas hypadas atuais e outras nem tanto, mas que com certeza vão deixar as pré-nights do fim de semana com um toque a mais. E todo um obrigado especial ao Lucas (Twitter e Facebook dele), meu companheiro de sala e balada que tem me ajudado a produzir as faixas pro blog.

Tu Estilo Es Una Mixtape #2


Tu Estilo Es Una Mixtape #2: The rain sometimes fucks one on the floor
1) Calvin Harris - The Rain
2) Miami Horror - Sometimes
3) The Bloody Beetroots - Fucked from Above 1985
4) Yeasayer - O.N.E.
5) Major Lazer - Pon De Floor

Que todos os leitores tenham um fim de semana ótimo!

04 novembro, 2010

Trend Alert: Aloha Shirt – Hawaiian Style

A Aloha Shirt é uma camisa originária do Havaí e é um tipo de tradição para os habitantes do arquipélago. Em geral são estampadas com cenas que retratam cenas tropicais: palmeiras, praias, florais, pranchas de surf, o pôr-do-sol, dentre outros elementos que são típicos à realidade havaiana.

Hawaiian Stylet

Estampa de papagaios e folhas de bananeira - paisagens tropicais

Hawaiian Style

Estampa de palmeiras - retrato da realidade havaiana

Ela ficou famosa com o fim da II Guerra Mundial com os militares e oficiais estadunidenses que retornaram de ilhas do pacífico utilizando as estampas havaianas. Com a intensificação do turismo para a região, no fim dos anos 50, a peça se tornou ícone hit entre a população dos EUA, principalmente após a utilização de um modelo por Elvis Presley na capa de seu álbum de 1961, entitulado “Blue Hawaii”.

Street Style e Elvis

À esquerda um jovem usa uma Aloha Shirt em um festival de música nos EUA, à direita Elvis Presley utiliza a peça na capa de seu álbum "Blue Hawaii"

Sempre associada a férias e a um clima descontraído, a Aloha Shirt ainda também remete muito ao cafona e ao kitsch dos anos 70. O que ocorre, todavia, é a possibilidade de se fazer uma releitura interessante de um item aparentemente desajeitado e inserí-lo num contexto divertido.

O verão da Gilded Age, durante a NYFW apostou no hawaiian style para compor alguns de seus looks. A Cafe Magazine, também utilizou a peça para o styling de um de seus editoriais de outubro. No street style, embora ainda muito singela, alguma manifestação de uma possível tendência começa a aparecer.

NYFW

A Gilded Age e seus looks tropicais na NYFW

Photobucket

Will Chalker para Cafe Magazine

Sempre me encantei com a possibilidade de retirar um item do seu lugar comum (no caso da Aloha Shirt, o cafona) e transformá-lo em algo completamente inovador e criativo. Por isso, a camisa havaiana já está no topo da minha wishlist de verão e o Tu Estilo aposta nessa como sendo uma possível tendência para o verão 2012.

E você, curte a hawaiian shirt ou acha muito cafona e que ela deve ficar mesmo esquecida no fundo dos guarda-roupas?

03 novembro, 2010

Wassup' Cool: Lavin pour H&M Men's Lookbook

A maison francesa Lanvin, em parceria com a gigante sueca do fast-fashion, a H&M, promoveram uma linha de roupas exclusivas que será lançada no próximo dia 20 de novembro na gringa. Com peças que oscilam entre €50 e €300, a grife sob a direção criativa de Alber Elbaz apresentou design espalhafatoso e nada minimalista - que diz respeito à própria história da marca - no lookbook e no vídeo da coleção, que saiu ontem, dia 2.

A H&M aposta no contrato com a a Lanvin como sendo a próxima parceira de sucesso da empresa, que já firmou sociedade no desenvolvimento de linhas com designers como Karl Lagerfeld, Stella McCartney, Viktor & Rolf, Fiorucci, Roberto Cavalli dentre outros nomes de peso na indústria da moda.

Abaixo, segue o lookbook da coleção masculina com breves comentários sobre as peças:

Lanvin Pour H&M - Men's Lookbook

Photobucket
Trench Coat desestruturado, maxi bowtie e sapatos em verniz colorido.

Photobucket
Terno com lapela mais formal e maxi óculos-escuros.

Photobucket
Maxi bowtie com maxi flor na lapela - o minimalismo é posto de lado quando se trata da Lanvin.

Photobucket
Lapela reta, mais informal, camisa com animal print de onça e calça baggy - tendências 2011.

Photobucket
Mais acessórios maxi.

Photobucket
Casaco em estilo navy com botões dourados e modelagem overcoat.

Photobucket
Calça com a barra mais curta e o cós mais alto.

Desse lado da tela, o blogueiro ficou cheio dos desejos de consumo, principalmente com as gravatas borboleta e os ternos cheios de identidade e informação de moda. Mas e você, curtiu ou não a tão esperada parceria que promete ser um sucesso?

01 novembro, 2010

Trend Report: The game between masculine and feminine

A semana de moda parisiense, que fechou no início do mês passado o calendário das coleções do verão ready-to-wear 2011 - nosso 2012 -, trouxe às passarelas uma tendência bem forte no que diz respeito à moda feminina: um diálogo forte e frequentemente abordado entre o masculino e o feminino. Para elas, camisas e calças de alfaiataria, blazers, chapéus e modelagens tradicionalmente pertencentes ao universo masculino, foram um hit nos desfiles de grifes como a Comme Des Garçons e a Jean-Paul Gaultier. Não que, para essas marcas, um tom ligeiro de androginia seja novidade, mas a direção tomada nessa última temporada tem se mostrado ainda mais forte e imponente.

Para o guarda-roupa masculino, os designers procuraram seguir uma linha de certa forma similar à proposta feminina e apelaram a itens e modelagens tipicamente comuns às mulheres, adaptando as peças para os meninos. Nos desfiles masculinos para o próximo verão, nas cidades de Milão, Londres e Nova Iorque, grifes como Calvin Klein, Balenciaga, a própria Comme Des Garçons, Topman, Duckie Brown, Philip Lim e Patrik Ervell, dentre muitas outras, apresentaram modelagem cropped, transparências de chifon, saias, cintura marcada, calças de cintura alta, comprimentos maxi de camisas e túnicas que lembram vestidos, e mais uma imensidade de toques femininos que trazem à atmosfera do homem novos rumos para a moda.

NYC, Milão e Londres

A cropped shirt da Calvin Klein, as saias estampadas da Comme Des Garçons, a cintura marcada da Balenciaga e a cintura alta da Topman - do guarda-roupa feminino para o masculino nas semanas de moda de Milão e de Londres

NYFW

Na NYFW - Transaparência no Duckie Brown, maxi comprimentos que lembram vestidos em Daniel Palillo, mais cintura marcada em Patrik Ervell e no Native Son
Os editoriais de revistas como a GQ Style, Common & Sense Man, Twist e Details Magazine apostaram mais fortemente na cintura marcada - talvez por esta ser mais adaptável ao dia-a-dia do homem e causar menos estranhamento às pessoas que estão ao redor. A saia é a outra peça que surpreendentemente parece estar mais apta a sair do guarda roupa feminino para o masculino e também conseguiu espaço, ainda que discreto, em publicações editoriais. A questão é que por mais que uma vanguarda fashion anseie por inovação nas coleções, a sociedade, ainda muito machista, toma tempo para se adaptar a um grau tão alto de inovação e ousadia.

Campanhas publicadas - Androginia em alta

Publicações na GQ Style Germany, Common & Sense e Twist Magazine

Fato é que, as direções da moda masculina mostram realmente que as grifes estão investindo em novidades ao cliente, adaptando-se cada vez mais à sua demanda e às suas necessidades. E você, usaria alguma dessas tendências ou ainda as acha muito distante da realidade na qual vivemos?


Post originalmente publicado no blog d'À Moda da Casa, a consultoria de comunicação e moda para a qual escrevo artigos periodicamente.