A semana de moda parisiense, que fechou no início do mês passado o calendário das coleções do verão ready-to-wear 2011 - nosso 2012 -, trouxe às passarelas uma tendência bem forte no que diz respeito à moda feminina: um diálogo forte e frequentemente abordado entre o masculino e o feminino. Para elas, camisas e calças de alfaiataria, blazers, chapéus e modelagens tradicionalmente pertencentes ao universo masculino, foram um hit nos desfiles de grifes como a Comme Des Garçons e a Jean-Paul Gaultier. Não que, para essas marcas, um tom ligeiro de androginia seja novidade, mas a direção tomada nessa última temporada tem se mostrado ainda mais forte e imponente.
Para o guarda-roupa masculino, os designers procuraram seguir uma linha de certa forma similar à proposta feminina e apelaram a itens e modelagens tipicamente comuns às mulheres, adaptando as peças para os meninos. Nos desfiles masculinos para o próximo verão, nas cidades de Milão, Londres e Nova Iorque, grifes como Calvin Klein, Balenciaga, a própria Comme Des Garçons, Topman, Duckie Brown, Philip Lim e Patrik Ervell, dentre muitas outras, apresentaram modelagem cropped, transparências de chifon, saias, cintura marcada, calças de cintura alta, comprimentos maxi de camisas e túnicas que lembram vestidos, e mais uma imensidade de toques femininos que trazem à atmosfera do homem novos rumos para a moda.
A cropped shirt da Calvin Klein, as saias estampadas da Comme Des Garçons, a cintura marcada da Balenciaga e a cintura alta da Topman - do guarda-roupa feminino para o masculino nas semanas de moda de Milão e de Londres
Na NYFW - Transaparência no Duckie Brown, maxi comprimentos que lembram vestidos em Daniel Palillo, mais cintura marcada em Patrik Ervell e no Native Son
Os editoriais de revistas como a GQ Style, Common & Sense Man, Twist e Details Magazine apostaram mais fortemente na cintura marcada - talvez por esta ser mais adaptável ao dia-a-dia do homem e causar menos estranhamento às pessoas que estão ao redor. A saia é a outra peça que surpreendentemente parece estar mais apta a sair do guarda roupa feminino para o masculino e também conseguiu espaço, ainda que discreto, em publicações editoriais. A questão é que por mais que uma vanguarda fashion anseie por inovação nas coleções, a sociedade, ainda muito machista, toma tempo para se adaptar a um grau tão alto de inovação e ousadia.
Publicações na GQ Style Germany, Common & Sense e Twist Magazine
Fato é que, as direções da moda masculina mostram realmente que as grifes estão investindo em novidades ao cliente, adaptando-se cada vez mais à sua demanda e às suas necessidades. E você, usaria alguma dessas tendências ou ainda as acha muito distante da realidade na qual vivemos?
Post originalmente publicado no blog d'À Moda da Casa, a consultoria de comunicação e moda para a qual escrevo artigos periodicamente.
Gosto de looks androgenos,e já tenho percebido na coleção masculina da Forum deste verao esta pedida bem discreta, com leves tranparencias, estampas e cores mias usadas no universo feminino adaptadas para o masculino exatamnete como tu tens discorrido no texto acima....tanto que varias peças que chegaram aqui na loja da Forum eu fiquei morrendo de vontade de me adquirir...
ResponderExcluirBeijos
J^^h
Legal saber disso Josiane! É legal ver que as tendências mais conceituais estão chegando mais rápido às lojas comerciais. Isso demonstra o quanto o comércio e as marcas têm investido no consumidor, que com a revolução da internet tem um acesso muito mais rápido àquilo que vai ser/é tendência ao redor do mundo. :)
ResponderExcluirOi Luiz,
ResponderExcluirQue bom que voltou a postar!espero que continue ,a moda masculina precisa de mais força e divulgação.
Queria te perguntar uma coisa : vc tem algum curso de fotografia de moda que possa indicar? tenho procurado na internet e nada.Se puder me adiciona no msn:jose_carlos_angelo@hotmail .com Para trocarmos ideias sobre o assunto.Meu blog está em manutenção .
Abrçs!
Oi José,
ResponderExcluirEu uso pouco o MSN, mas eu to constantemente no Gtalk (luiz.hno@gmail.com) e no skype (luiz_hno). De qualquer forma vou te adicionar no MSN... Quanto ao curso de fotografia de moda eu não sei te informar, sei que há o Ateliê da Imagem na Urca, que oferece cursos de fotografia mas sem foco em moda e há cursos de jornalismo de moda e produção de moda no Senac. Há também o Instituto Rio Moda, que conta com uns cursos legais, mas as grades não são regulares, então tem de ver quando eles estão oferecendo os cursos. Se você tiver como bancar, a London College of Fashion e a Central St. Martins em Londres são ótimas opções, com um vasto número de cursos que envolvem fotografia e moda em geral. Os cursos em si lá não são tão caros, dá uma olhada depois, eu tentei fazer no início do ano quando eu tava por lá mas não tinha nada que me agradasse. Enfim, espero ter ajudado.
Abraço!
Com certezaaaaaa! Só ter! Já que não tem; por enquanto editamos! ;) Amei!
ResponderExcluir