29 outubro, 2010

Tu Estilo Es Una Mixtape #1

Pois eis que chega-se a mais uma sexta-feira, e ainda sendo um final de semana prolongado por causa do feriado na terça-feira, o Tu Estilo preparou uma mixtape exclusiva para você começar a sua pré-night hoje mesmo e só parar na quarta.

A "Tu Estilo Es Una Mixtape" é uma nova sessão do blog que traz todas as sextas o que houve de mais hype e divertido na música durante a semana, em uma seleção de 5 músicas daquilo que há de mais interessante no momento.
Tu Estilo Es Una Mixtape #1


Tu Estilo Es Una Mixtape #1:
1) Chromeo - Fancy Footwork
2) Duck Sauce - Barbra Streisand (Extendend Remix)
3) Designer Drugs - Through The Prism
4) Crystal Castles (ft. Robert Smith) - Not in Love
5) Neon Indian - Deadbeat Summer

Você baixa a mixtape aqui, ou no próprio site do SoundCloud.

Espero que tenham gostado e desejo um final de semana maravilhoso para todos!

Trend Seen: More Preppy, Turtle Necks, Bowties...

Ainda falando do preppy style, que foi o tema do post de ontem, resolvi trazer dois vídeos bem bacanas sobre o estilo para o Tu Estilo hoje.

O primeiro é um editorial em forma de filme para a The Block Mag com o modelo Lenz Von Johnston. "Hungry Hallow", nome que dá título ao vídeo, mostra algumas tendências para o inverno 2011 gringo e entre elas figuram muitos terninhos, gravatas borboleta e lenços nos bolsos dos paletós, além da gola rolê, que já foi discutida em um post aqui, e da tendência dos casacos revestidos de pele, que em breve também terá espaço no blog. A trilha sonora é bem bacana e realmente vale a pena dar uma olhada para se inspirar ou apenas admirar visualmente.

O segundo vídeo é uma campanha da marca de vodka Smirnoff, e explora, em uma crítica muito bem humorada, o estilo preppy estadunidense. O filme contrasta a cultura das elites brancas norte-americanas com o rap negro e, embora seja de 2006, mostra uma nova realidade que vem surgindo ao redor do mundo. Como comentei por alto ontem no decorrer do post de ontem, o lifestyle de ostentação restrito às classes mais ricas dos EUA são ainda uma inspiração para a moda, mas se vestir como um típico preppy atualmente não requer uma conta alta no banco. "Tea Partay" é um exemplo dessa nova dinâmica social que alguns fatores do mundo globalizado trouxeram, como por exemplo a disseminação das redes de fast-fashion que oferecem modelagens iguais a de grifes famosas e por um preço mais acessível.


Tea Partay, para Smirnoff

Bom humor de sexta-feira é sempre uma maneira interessante de começar o fim de semana, o que acham?

28 outubro, 2010

Trend Report: Preppy Style Meets Colours and the Bowtie

O estilo preppy foi altamente disseminado nos anos 50 e fazia parte da cultura das elites da costa leste americana, em especial no nordeste do país. Era uma proposta de vida de jovens que frequentavam as “preparatory schools”, escolas particulares que detinham uma vestimenta particular que denotava muita classe, status e elegância – eram os famosos mauricinhos e patricinhas àquela época.

Numa releitura mais moderna, o preppy style se tornou uma boa opção em tempos de crise, visto as roupas terem um estilo mais clássico e atemporal, que somadas à explosão de cores das últimas temporadas traz uma atmosfera mais descontraída para o cenário da moda e uma espécie de otimismo para o consumidor. O item símbolo do estilo para os homens é a gravata borboleta e os paletós, que em composições mais ousadas aparecem em looks com bermudas mais curtas e desautomatiza um pouco a imagem “arrogante” que a postura preppy geralmente passa.

Street Style - The Sartorialist

Street style por Scott Schuman, o "The Sartorialist"

Basicamente, o que parecia ser sinônimo de regra de etiqueta se transformou, atualmente, numa grande diversão na proposta das marcas para os fashionistas: palheta de cores variada (das mais suaves às mais itensas, mas sempre em uma gama clara e quente), modelagens ousadas, combinações inovadoras de terninhos com bermudas, enfim, tudo aquilo que tira as peças da mesmice e traz uma informação de moda reconfigurada ao cliente.

Na New York Fashion Week, última semana de moda que trouxe desfiles masculinos na temporada de verão RTW 2011, marcas como Billy Reid, Band of Outsiders, Patrik Ervell e Perry Ellis, além da Tommy Hilfiger, marca-símbolo do estilo, apostaram com força no preppy como uma tendência para a próxima estação. Em terras brasileiras, Alexandre Herchcovitch e a V.Rom foram os nomes que também deram ênfase ao preppy. Nas publicações impressas, o catálogo da Saks Remix é um exemplo – foi todo baseado nessa diversão da releitura – além de um editorial na L’Officiel Hommes Germany que confirmam ainda mais as direções da moda (você confere parte dos editoriais abaixo).

NYFW

Da esquerda para a direita: Patrik Ervell, Perry Ellis e Billy Reid, todos em suas coleções de verão 2011 RTW

SPFW e NYFW

Ao centro, Tommy Hilfiger Verão 2011 RTW, à esquerda V.Rom Verão 2011 e à direita Alexandre Herchcovitch Verão 2011

Saks Remix

Saks Remix

Saks Remix

Saks Remix


"Suit Yourself" - L'Officiel Hommes Germany

Suit Yourself - L'Officiel Hommes Germany

Suit Yourself - L'Officiel Hommes Germany

Suit Yourself - L'Officiel Hommes Germany

Suit Yourself - L'Officiel Hommes Germany

E você, aprova o preppy ou acha mauricinho demais?

27 outubro, 2010

Um pedido de desculpas, uma reforminha...

Caros leitores do Tu Estilo,

Foi quase um mês de hiatus que esse blog sofreu e eu, blogueiro arrependido e culpado por ter deixado vocês por tanto tempo sem nenhum tipo de informação prévia, venho pedir sinceros pedidos de desculpas sobre o ocorrido desse mês de outubro. Mas vou explicar-lhes o que se passou. Primeiro a vida estava (e continua) uma correria daquelas: muitas provas e trabalhos mirabolantes na faculdade, feriados pra descompassar o andar da carruagem e pouco tempo para se dedicar àquilo que eu tanto gosto de fazer, mas que infelizmente, desde então, tinha apenas ocupado um lugar secundário na minha agenda semanal.

Recebi muito feedback positivo sobre o blog, e isso foi uma coisa que me comoveu bastante para não abandoná-lo de vez, afinal ele só perdurou por cerca de 1 mês e meio até esse hiatus que se deu com tão pouco tempo de vida. E realmente, escrever por aqui é uma atividade que me dá trabalho mas que também me dá um prazer imenso. O reconhecimento é o melhor pagamento para um trabalho que não tem remuneração monetária real.

Dessa forma, resolvi que as coisas por aqui mudarão um pouco para que a qualidade do Tu Estilo se mantenha e para que também eu, sozinho, dê conta de todo o conteúdo que se produz por aqui. Em algumas conversas com amigos e outros blogueiros, me contaram que os textos que publico são um pouco grandes e seria legal ser mais enxuto - muita gente não tem tempo pra ler e realmente assumo: às vezes faço pautas enormes o que dificulta a leitura plena. Resolvi que agora vou dividir o conteúdo total em blocos, que facilitam o entendimento, o fluxo e a constância de publicações ao longo da semana.

De uma forma mais organizada, o modelo novo de publicação do TE será mais ou menos assim:

Trend Report - esses vão ser os posts maiores que se encaixam mais no perfil antigo do blog. Posts que tratam das tendências micro e macro, sejam elas de street style ou de passarelas.

Trend Seen - posts que dão continuidade ao Trend Report. Talvez esse seja o tipo de post que faltava nas pautas do Tu Estilo. Isso porque a tendência se desenrola e vai se adaptando ao longo do passar das temporadas, e é um pouco prepotente dizer em apenas um post como ela vai se desenvolver por toda uma estação. O Trend Seen vai reunir editoriais e street style, e será mais focado em pesquisa de imagens e pontuação do que é mais bacana e novo sobre aquela tendência.

Trend to Buy - aquela parte que fiz algumas vezes que era uma espécie de reunião do que havia de melhor para se comprar em lojas de departamento por preços camaradas, só que agora em um post mais específico e separado do Trend Report.

Wassup' Cool - os conteúdos "off" que estão relacionados com estilo mas que não estão relacionados diretamente (mas por muitas vezes estão indiretamente) com a moda. É uma parte que negligenciei um pouco durante o período de existência do TE e provavelmente algo que vai tomar força dentre as demais pautas.

Falando assim de forma rápida e curtinha parece que o TE não vai mudar tanto. Mas a começar pelo domínio, que deve em breve virar .com.br e o layout, pretendo fazer uma reforma geral no blog e levar com uma seriedade que tenho tentado buscar a cada dia. Vou tentar prometer um post por dia, mas isso será TENTATIVA, ok?

Fico feliz de poder voltar a escrever aqui. Espero que vocês também :)

E amanhã já tem post novo, com uma surpresa bem bacana na sexta-feira!