28 agosto, 2010

Trend Bought #1: Docksides

Docksides ou Top Siders - Queridinhos da Primavera-Verão

Eles foram criados em 1935 por Paul Sperry com o intuito de serem sapatos bem aderentes às superfícies para aqueles que estavam sempre a bordo de barcos, em geral marinheiros e adeptos da vela – daí o famoso termo como o qual ficaram conhecidos desde então: “boat shoes”. Nos anos 50 os sapatos passaram a integrar os looks "preppy" nos guarda-roupas dos homens que buscavam mais refino na hora de se vestir. Mas foi na década de 80 que a Ralph Lauren emplacou de vez os docksides e eles viraram febre e desejo de consumo por parte de homens e mulheres ao redor de todo o mundo.

O item entrou anos 90 adentro até seu lento desaparecimento das lojas e da memória das pessoas. Até que há umas 3 temporadas o calçado voltou a sua época de brilho, pipocando nos blogs de street style como o Sartorialist, Stil in Berlin e no LookBook.Nu.
Docksides, também conhecidos como Top SidersEles são uma releitura dos mocassins criados pelos índios norte-americanos e geralmente é feito de couro lustrado ou camurça com cadarço de borracha ou camurça que envolvem também as bordas do sapato, enquanto sua sola é feita de borracha.

Parecia no entanto que as marcas brasileiras não iam absorver tão fortemente a tendência, porque na gringa o item já era encontrado há certo tempo com frequencia em lojas como a Topman e a Urban Oufitters e embora fosse possível encontrá-los em algumas lojas o público não dava uma resposta tão expressiva sobre a aceitação do produto. A perspectiva pra essa temporada, todavia, mudou e tudo parece sorrir para os docksides.

O mais legal dos lançamentos mais recentes são algumas modelagens mais moderninhas e a palheta de cores que abriu mais e englobou alguns tons mais vivos pro verão em contraste com os tradicionais preto, marrom, cáqui e azul marinho que geralmente são as cores mais vistas do sapato.

Lojas gringas e Brasileiras oferecem os sapatosComprei o meu na Renner por incríveis R$49,90. Tinha marrom e azul, achei o preço imperdível e nem pensei duas vezes. Há também o modelo feminino em algumas cores na Leeloo, na Maria Bonita, na própria Renner, na C&A, além das marcas grandes como Azaléia e Timberland e em muitas outras lojas de fast fashion e boutiques. Sem dúvida a pedida do verão, que cai super bem com uma bermudinha com as barras dobradas, um cinto trançado e aquela blusa listrada bem navy. Ideal pros dias onde a temperatura é alta, mas mesmo assim ainda se busca ter muito estilo.

Versões masculinas, femininas e unissex são oferecidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário